PASSEIO DE OUTONO 2018

De 28 a 30 de Setembro

 

SEXTA-FEIRA DE MANHÃ (Dia 28)

Pelas 9:00h, concentração na área de serviço de Gaia na A1 com saída pelas 9:30h. Faremos um trajecto de sensivelmente 212Km com uma paragem para café, seguindo pela A1, A17 e A8 até Alcobaça (Maiorga) de forma a chegar a tempo do almoço num restaurante muito aprazível, situado no alto de um monte, com vistas deslumbrantes para o vale, “O Cabeço”. Hora prevista de almoço pelas 12:30horas.

 

SEXTA-FEIRA À TARDE

Pelas 15,00h e já nas Caldas da Rainha teremos oportunidade de visitar o célebre MUSEU RAFAEL BORDALO PINHEIRO que apresenta peças de enorme qualidade e tradição, e ainda a loja anexa para quem quiser fazer algumas compras ou lembranças. Aguerrido republicano, ferozmente anticlerical, patrioticamente antibritânico, pelas suas pioneiras caricaturas satíricas se podem seguir todos os 35 dos convulsionados anos no final do século XIX, em Portugal. Bordalo Pinheiro, um homem tão destemido quanto temido, tão provocador quanto carinhoso, um humorista que soube rir dos outros – tanto quanto de si próprio. Foi o inventor do Zé-Povinho, mas também jornalista da gravura, folhetinista do lápis, cronista gráfico, ceramista falido, cartoonista antes do tempo.

 

Rafael Bordalo Pinheiro (foto da época)

 

              

Um exemplo de uma das imagens do Zé Povinho                                              Casa Museu                                            

 

Ainda na tarde de sexta-feira

Após a visita sairemos em direcção ao Turcifal, perto de Torres Vedras onde passaremos duas noites no agradável

HOTEL DOLCE CAMPO REAL *****.

Um hotel de cinco estrelas onde poderão desfrutar do campo de Golf, SPA, piscinas interior e exterior e de belos passeios pelas redondezas. Teremos um parque reservado para as viaturas. O jantar é livre mas daremos indicações dos mais prestigiados locais para jantar. Jantar no hotel também será uma possibilidade.

Hotel Dolce Campo Real *****

 

Piscina Exterior

 

SÁBADO DE MANHÃ (Dia 29)

Visita ao Palácio e Convento de MAFRA. Com saída prevista do hotel pelas 10:00 horas, passaremos a manhã no CONVENTO DE MAFRA, PALÁCIO, MUSEU E IGREJA. Uma visita guiada a não perder dada a importância do espólio literário, arquitectónico cultural e histórico. Uma obra monumental e polémica.

 

Um pouco de história:

As primeiras linhas do Palácio-Convento de Mafra surgiram duma promessa do rei D. João V. O Magnânimo (cognome do monarca absolutista)
Que promessa!?
Projetada pelo alemão Johann Friedrich Ludwig, de escola italiana, a construção da obra central do reinado de D. João V iniciou-se a 17 de novembro de 1717 e por ela passou a mão-de-obra de 52 mil trabalhadores. A vida de corte do Magnânimo em Mafra acabou, contudo, por ser reduzida. O rei adoeceu com gravidade em 1742 e viria a falecer em 1750, assistindo-se a uma série de diferentes vivências no monumento ao longo do período monárquico. D. Maria I abriu-o às celebrações religiosas. O seu sucessor, D. João VI, instalou a corte no Palácio-Convento entre 1806 e 1807 – ano em que partiu para o exílio no Brasil após as Invasões de Napoleão Bonaparte. Em dezembro de 1807, as tropas francesas ocuparam o Palácio, sendo alguns meses depois substituídas por uma pequena fração do exército inglês que aqui permaneceu até março de 1828. Após o conturbado período das Lutas Liberais, o Palácio de Mafra tornouse lugar de escape e tranquilidade para as famílias reais, de D. Maria II a D. Manuel II. E foi mesmo no torreão sul que o último rei de Portugal passou a sua derradeira noite em solo pátrio, de 4 para 5 de outubro de 1910, antes de partir para o exílio, aquando da Instauração da República.

 

 

SEXTA-FEIRA À TARDE

Ainda durante 1910, em plena emergência do novo regime, o Palácio-Convento é classificado como Monumento Nacional, num emblemático reconhecimento da sua impor tância histórico. É uma homenagem e distinção que valoriza todos os seus espaços conventuais mais significativos: o Campo Santo e a Enfermaria, para além da Sala Elíptica ou do Capítulo, a Sala dos Atos Literários (Exames), a Escadaria e o Refeitório, estes últimos hoje pertencentes à Escola das Armas.

 

                                 

 

 

 

 

                                  Biblioteca do Convento

 

SÁBADO À TARDE

Após a visita sairemos no sentido de Arruda dos Vinhos para almoçar no famoso restaurante “O FUSO”.
Um restaurante típico e tradicional, onde a culinária portuguesa e a boa mesa imperam.

 

Após o almoço e de regresso ao hotel, poderão mais uma vez desfrutar dos diversos serviços disponibilizados aos clientes ou de um passeio pelo litoral.

 

DOMINGO (Dia 30)

Com saída do hotel em hora a combinar posteriormente, com destino a Alpiarça, visitaremos a Quinta de Lagoalva onde teremos mais uma visita guiada para apreciar cavalos em liberdade, visitar as instalações da quinta e cavalariças. Teremos provas de vinhos, produzidos na própria quinta acompanhadas por diversos aperitivos. Depois da visita o merecido almoço na Quinta e regresso livre.

 

Quinta da Lagoalva

 

Uma boa viagem de regresso são os votos da Direcção do Porto MG Clube.


Valor do passeio: 435,00€ p/ 2 pessoas. Inclui:

  • - 2 noites no Hotel Dolce Campo Real ***** com pequeno almoço;
  • - Almoços dias 28; 29 e 30;
  • - 3 Visitas guiadas.

Reservas e Contactos:
geral@portomgclube.pt   |   Tlm: 917 614 920   |   Tlm: 932 350 415

fa0904@gmail.com          |   Tlm: 913 115 380